segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Apoio as Famílias Carênciadas do Concelho de Penamacor

Em tempos que são manifestamente difíceis para todos, torna-se mais necessário e urgente ser solidário com quem mais precisa. Neste sentido, a Associação Solidariedade Sem Fronteiras leva a avante um projecto de apoio às famílias mais carenciadas do Concelho de Penamacor. Este projecto visa a promoção da mudança social, pela resolução de problemas e também pela contribuição para a melhoria da qualidade de vida.

A nossa intervenção neste projecto subdivide-se em 3 níveis: no 1º nível pretendemos corrigir o que esta mal ou seja ter uma intervenção directa ao problema em causa; no 2º nível pretendemos actuar sobre as causas, procurando evitar e eliminar as consequências mais graves; no 3º nível o nosso trabalho é mais preventivo e promocional procurando promover as capacidades dos indivíduos para que estes adquiram competências que lhes permitam combater e resolver a exclusão e outros problemas sociais com os quais se possam deparar de uma forma mais cooperante ou autónoma.

Achamos fundamental a participação dos indivíduos na resolução dos seus próprios problemas, atribuindo-lhes alguma responsabilidades de modo a capacita-lo para a resolução do mesmo ou das suas consequências.

Este projecto surgiu posteriormente à entrega dos cabazes de Natal, onde realmente nos deparamos com uma realidade dura e sentimos que um cabaz de natal não iria ser a solução destas famílias, e por tal não ficamos indiferentes e surge assim este projecto que neste momento já esta a apoiar mais de 20 famílias do concelho de Penamacor.

Sendo que neste momento o apoio prestado passa mais pelo que diz respeito a alimentos, vestuário, mobílias e encaminhamento de diversas situações.

Para o sucesso da implementação deste projecto é necessário, atender e compreender as especificidades de cada um, de modo a realizar uma melhor selecção e adaptação das metodologias e recursos a utilizar, que na compreensão das alterações que se dão ao nível do conceito do desenvolvimento, como forma de compreender as alterações que este mesmo desenvolvimento trouxe para as diferentes áreas da sociedade, surgindo novos e diferentes problemas sociais para os quais se têm de se ajustar e criar novas metodologias de intervenção.

Sem comentários:

Enviar um comentário