terça-feira, 29 de junho de 2010

Ocupação de tempos livres OTL... Na aldeia de João Pires


Venho por este meio informar que estamos a promover juntamente com o IPJ- A Ocupação de Tempos Livres, na Associação Solidariedade sem Fonteiras a realizar na Aldeia de João Pires.. É um programa criado a pensar em ti e nos teus tempos livres de Verão, que pretende proporcionar-te a participação em projectos onde podes ser útil à comunidade e a outras pessoas.

No Programa OTL podes participar numa das seguintes áreas:
Ambiente e/ou protecção civil;
Apoio a idosos e/ou crianças;
Cultura e/ou património;
Combate à exclusão social;
Saúde;
Desporto;
Ciência;
Tecnologia;
Combate à Pobreza;
Exclusão Social.

Duração dos projectos
Os programas de curta duração decorrem no Verão, nos meses de Julho, Agosto e Setembro de cada ano, tendo cada projecto uma duração de 10 dias. O programa diário dos projectos tem uma duração mínima de três horas e máxima de cinco horas.

Períodos em que decorrem os projectos:
1º Período: de 19 a 30 de Julho de 2010 - 10 dias;
2º Período: de 02 a 13 de Agosto de 2010 - 10 dias;
3º Período: de 16 a 27 de Agosto de 2010 - 10 dias;
4º Período: de 30 de Agosto a 10 de Setembro de 2010 - 10 dias.
Os programas de longa duração decorrem de 01 de Setembro a 30 de Novembro de 2010.

Quem se pode inscrever?
Jovens residentes em Portugal, integrados no sistema de ensino regular ou de formação profissional, com idade compreendidas entre os:
12 aos 25 anos para os participantes na modalidade Curta Duração;
15 aos 25 anos para os participantes na modalidade Longa Duração.

Inscrições
As inscrições podem ser feitas:
Para a modalidade curta duração, no sítio Internet http://www.otl.pt/ ou nas Direcções Regionais do IPJ, I.P. da tua área de residência. .

Como fazer a inscrição?
Preencher os dados requeridos na ficha de inscrição, disponível no sítio Internet do OTL ou na Direcção Regional da tua área de residência;
Entregar os documentos requeridos como, por exemplo, a declaração do encarregado de educação autorizando a participação de jovens menores de 18 anos (declaração obrigatória mesmo se a inscrição for realizada via internet).
Em caso de dúvida podes contactar as Direcções Regionais do IPJ, I.P. da tua área de residência.

Prazos de inscrição
As inscrições para o Programa OTL, para o ano de 2010 decorrem:
Para a Modalidade Curta Duração: de 21 de Junho a 09 de Julho;

Custos de inscrição
Não há um custo de inscrição para o programa OTL.

Selecção e colocação
A selecção dos jovens para os projectos é feita pelas Direcções Regionais do IPJ, I.P. em colaboração com as entidades promotoras.
Após a selecção, o IPJ, I.P. comunica a cada jovem qual o projecto no qual foi colocado, período de ocupação, local, horário, nome da entidade promotora, do gestor do projecto e as actividades a desenvolver.
O jovem deve confirmar junto da entidade promotora a sua aceitação de inclusão naquele projecto até cinco dias antes do início deste.

Apoios
O IPJ, I.P. apoia o participante OTL com um seguro de acidentes pessoais e uma bolsa no montante de 2,00 euros/hora (ver em Mais informação - perguntas frequentes: Quais são os apoios à participação no OTL?). No final do projecto terás, ainda, direito a um certificado de participação a ser emitido pela Direcção Regional do IPJ, I.P. da tua área de residência.

Sem comentários:

Enviar um comentário